Neste domingo (12) de junho de 2022, a Paróquia Bom Jesus, em Brumado-BA, celebrou a solenidade da Santíssima Trindade.
A Santíssima Trindade define Deus como três pessoas diferentes: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, entretanto, os três juntos são apenas um e formam uma só essência.
A Santa Missa aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia e foi presidida pelo pároco padre Cleonidio Alves, reunindo muitos fiéis.
A liturgia do dia recorda: Primeira Leitura (Provérbios 8,22-31); Responsório (Sl 8); Segunda Leitura (Romanos 5,1-5) e Anúncio do Evangelho (Jo 16,12-15).
Em sua homilia, o pároco padre Cleonidio Alves destacou: “Hoje celebramos a solenidade da Santíssima Trindade. Esta solenidade nos faz reviver, relembrar toda nossa vida cristã, porque tudo que nós iniciamos e finalizamos fazemos em nome da Trindade. Também os nossos sacramentos são em nome da Trindade, os nossos batismos, rezamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando iniciamos uma viagem ou iniciamos nosso dia, invocamos a Trindade Santa. Cabe a nós perceber e darmos conta do que a Trindade faz em nossa vida e em nossa comunidade. Quem é Deus? O que Deus faz em nossa vida e por meio de Jesus Cristo e isso culmina em seu amor. O Espírito Santo é exatamente este elo de amor entre Pai e Filho que forma a verdadeira comunhão, a verdadeira unidade entre nós, unidade, comunidade e trindade.”
O nosso Pároco comparou esta unidade à família e à comunidade, pois quando a família está em unidade, está vivendo o mistério trinitário interior da sua família. Quando a comunidade se esforça o máximo para viver em comunhão, em unidade, respeitando as diferenças, as particularidades de cada um, ela está vivendo a essência da trindade em seu interior. A Trindade nunca é abalada por nossas atitudes. Jesus foi ameaçado, perseguido, foi conduzido à cruz, morto, mas, Ele não abriu mão do amor do Pai e do compromisso de cumprir a missão de construir o reino do pai.
E concluiu: “A liturgia de hoje nos pede esta reflexão, que a Trindade Santa é a verdadeira verdade da fé, que é Cristo. Que possamos viver esta verdade, unidade, em comunhão, vivenciando a comunidade entre nós e a Trindade Santa, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Daí a grande importância desta solenidade.”
Depois das colocações, a celebração eucarística seguiu o roteiro proposto na liturgia e ao término, o pároco padre Cleonidio agradeceu a presença de todos e deu a benção final.